Cláudia | "Geração Saúde"

12.08.2012

O que nós vem à mente quando pensamos em saúde? Provavelmente  lembraremos da saúde física apenas. Não está errado pensar nisso, mas a saúde envolve um contexto mais amplo: físico, mente e espírito.
Embora pensemos que pelo fato de não termos alguma doença como diabete, gripe, câncer, estamos saudáveis; o que poderia se dizer de uma pessoa que sofre de stress, depressão ou de alguém que não consegue controlar suas emoções? Certamente ela está com problemas na dimensão mental da saúde.

E a saúde espiritual? O que seria estar espiritualmente saudável? A saúde espiritual tem a ver com nosso relacionamento com Deus, nossa fé e nossas práticas diante da lei de Deus. Podemos estar aparentemente bem, mas quando somos orgulhosos ou mesquinhos, por exemplo, nossa saúde espiritual vai mal!
No livro de Provérbios encontramos textos que exemplificam claramente esta relação íntima entre corpo, mente e espírito:

“Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal. Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.” Prov. 3:7 e 8
“O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.” Prov. 17:22
No primeiro texto vemos que “temer ao SENHOR e apartar-se do mal” (saúde espiritual) produz saúde mental (‘âmago’, de acordo com o dicionário, significa, entre outras coisas, a essência do ser, seus sentimentos) e física (representada por ‘medula para os teus ossos’). No segundo texto, é expressa a relação entre mente e corpo, como que nossas emoções podem afetar nossas condições físicas.

O apostolo Paulo disse: "Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo. Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”  (1 Co 3:16, 17,19 e 20).
Nosso dever, como servos de Deus, comprados por Ele é glorificar a Deus em nosso corpo e em nosso espírito, pois estes pertencem a Ele.

Contudo, “os filhos de Deus não podem glorificá-Lo com o corpo enfermo ou a mente enfraquecida.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 18. “Tudo que nos diminui a força física, enfraquece a mente a torna menos capaz de discernir entre o bem e o mal. Ficamos menos aptos para escolher o bem, e temos menos força de vontade para fazer aquilo que sabemos ser justo.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 48 e 49.

O inimigo está andando ao nosso de redor  pronto a se aproveitar de qualquer fraqueza que possa auxiliá-lo em tornar suas tentações eficazes.Quando a mente está esgotada e o corpo enfraquecido, ele intensifica sobre a alma suas mais cruéis tentações.

Deus deseja que tenhamos saúde de forma plena, completa, e não apenas em uma ou outra dimensão, até porque quando uma dessas 3 dimensões (física, mental e espiritual) não estiver bem, as outras consequentemente também não estarão!
Como está sua saúde?

Claudia L. Vaccari Adriano
Especialista em Fisiologia do Exercício
e Personal Trainer
Cref 002154-G / SC